Joias para a festa: Julio Okubo comemora 100 anos da primeira pérola trazida ao Brasil

Joalheria que completa 60 anos prepara duas coleções especiais em alusão ao centenário e inicia internacionalização para o Japão

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Imagens: Divulgação

Coleção da Julio Okubo inspirada na Floresta Amazônica está atrelada a outras iniciativas de proteção ao bioma

Coleção da Julio Okubo inspirada na Floresta Amazônica está atrelada a outras iniciativas de proteção ao bioma

Algumas palavras regem a vida de Maurício Okubo: planeta, pessoas e pérolas. A primeira remete à sustentabilidade e à preservação do mundo em que vivemos. A segunda, à responsabilidade social. E a terceira é a razão da existência de Maurício e da empresa da família, a joalheria Julio Okubo. Outras três palavras ele usa para se autointitular: sonhador, otimista e inquieto. É dessa forma que ele dirige a companhia fundada por seu avô em 1965.

Neste ano, a empresa completa 60 anos de história corporativa, mas sua trajetória começou quatro décadas antes, em 1925, quando Rosa Okubo, bisavó de Maurício, desembarcou do navio que a trouxe do Japão com uma pérola na bagagem. Era a primeira vez que esse item, até então restrito à Ásia e à Europa, entrava no território brasileiro. Hoje, um século depois, a joalheria cresce unindo tradição e inovação. Prepara o lançamento de suas coleções comemorativas e sua internacionalização, com entrada no mercado japonês.

“Temos um trabalho de longo prazo, sempre valorizando a importância de cada geração, seja da nossa família, dos colaboradores ou dos clientes. Essa é a beleza da continuidade. Temos de olhar para o lado financeiro, mas também para a prosperidade. Nossa trajetória é pautada em valores importantes”, disse Maurício Okubo ao BRAZIL ECONOMY.

Ao longo de seis décadas de atuação, a joalheria esteve presente em momentos de celebração de seus clientes. Muitas vezes, as joias têm o propósito de tornar essas ocasiões ainda mais especiais e marcantes.

Mas 2025 será o ano da própria Julio Okubo comemorar. Para celebrar o centenário da chegada da primeira pérola ao Brasil e as seis décadas da companhia, a joalheria lançará duas coleções. “Ao mesmo tempo em que temos grande orgulho do passado, também existe uma grande paixão pelo futuro”, disse Maurício sobre as novidades.

À frente da companhia da família, Maurício Okubo une tradição e inovação
À frente da companhia da família, Maurício Okubo une tradição e inovação

Uma das coleções será específica sobre os 100 anos desde que Rosa Okubo trouxe a pérola ao país – um anel que foi vendido para uma das clientes dos quimonos japoneses que ela comercializava de porta em porta e que se encantou com o adereço em seu dedo. “Vamos contar a história de cada tipo de pérola que chegou ao Brasil nesse período”, antecipou o CEO sobre o conceito da coleção, que deve estar disponível entre setembro e outubro.

Em seguida, no fim do ano, mais próximo do Natal, a Julio Okubo lançará uma coleção inspirada no Japão. “Traremos aspectos importantes do país, com o qual temos enorme conexão. Para nós, são muito relevantes os valores que existem entre o Oriente e o Ocidente. Vamos trabalhar esse lado da ancestralidade, conectada com o futuro que queremos construir”, explicou Maurício.

Além de comemorar, durante este ano especial, a Julio Okubo também avançará em seus negócios. As seis lojas em shoppings paulistas (Anália Franco, Ibirapuera, Iguatemi, Pátio Paulista, Morumbi e Iguatemi Campinas) e as duas oficinas, uma em São Paulo e outra no Amazonas, seguem como os pontos de tração da empresa. As duas marcas próprias da empresa também continuam gerando resultados: a Okubo Men, com joias para o universo masculino, e a JOY, com peças autorais e marcantes.

A novidade fica por conta da internacionalização da marca, com um projeto de entrada no mercado japonês. O país asiático foi escolhido por dois motivos. Primeiro, pela ligação natural da família Okubo, que veio de lá para o Brasil no início do século XX. O segundo é a força da imagem do piloto brasileiro Ayrton Senna no Japão, onde conquistou os três títulos mundiais de sua carreira na Fórmula 1.

A joalheria tem a coleção Ayrton Senna by Okubo Men, lançada em 2024, a primeira do mundo de joias inspiradas na história e no legado do icônico piloto de automobilismo. Com peças que remetem ao capacete, ao carro e a outras referências de Senna, a Julio Okubo pretende conquistar o público japonês, assim como fez o atleta brasileiro.

Coleção Ayrton Senna faz sucesso no Brasil e será levada ao mercado do Japão, onde o piloto brasileiro também é ídolo
Coleção Ayrton Senna faz sucesso no Brasil e será levada ao mercado do Japão

“Quando se olha para o mundo, cada mercado tem uma característica. Mas essa construção do Ayrton Senna faz muito sentido para nós que seja no Japão”, disse Maurício.

Uma conexão com a Floresta Amazônica

Maurício Okubo acaba de voltar da Amazônia, onde encerrou a primeira parte de um ciclo de conexão com a comunidade local. A joalheria possui uma coleção inspirada nos elementos da floresta, concluída após dois anos de imersão e estudos. “Em 2024, estive seis vezes por lá para aprofundar como poderíamos atuar não só em relação à inspiração na floresta, mas também em como fazer a diferença para quem vive nela”, relatou o executivo.

A conectividade foi além disso. Uma modelo indígena protagonizou a campanha publicitária das peças para potencializar a mensagem da coleção, lançada no segundo semestre do ano passado. Algumas joias foram produzidas a partir de madeira de manejo sustentável, respeitando a capacidade de regeneração da floresta.

“Nos comprometemos a plantar uma árvore para cada peça vendida. Nossa participação foi com 3 mil delas, frutíferas (cacau, graviola, cupuaçu e cumaru), que vão impactar o futuro, pois geram renda local com extratos e óleos”, afirmou Maurício, que adotou também em sua operação a rastreabilidade completa da cadeia do ouro via blockchain. “Estamos comprometidos a não ter nenhum ouro vindo do bioma da Amazônia, mesmo que extraído de maneira legal.”

Com o mesmo propósito, a Julio Okubo firmou parceria com a Família Schurmann ao lançar uma coleção em que parte do valor das vendas é destinada à expedição Voice of the Oceans. “É mais um trabalho que envolve o cuidado com o planeta e com as pessoas”, destacou Maurício.

Dessa forma, a Julio Okubo chega aos 60 anos, em uma história que começou com uma pérola e se transformou em um negócio com o propósito de encantar clientes, unindo tradição e inovação.

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