Casa Tés 2022 é o primeiro vinho brasileiro a integrar seleção de melhores do mundo

Promovido pela renomada William Reed, instituição responsável pelo The World’s 50 Best Restaurants, o WBSS confere reconhecimento global a rótulos de destaque

Compartilhe:

Imagens: Divulgação

Produzido na região de Poços de Caldas, o rótulo foi o único brasileiro a ser indicado em evento em Londres neste ano

Produzido na região de Poços de Caldas, o rótulo foi o único brasileiro a ser indicado em evento em Londres neste ano

O rótulo Casa Tés 2022 começa a escrever seu nome na história da viticultura nacional ao se tornar o primeiro vinho brasileiro a figurar entre a seleção dos melhores vinhos do The World’s Best Sommeliers’ Selection (WBSS). Promovido pela renomada William Reed – instituição responsável pelo The World’s 50 Best Restaurants –, o WBSS confere reconhecimento global a rótulos de destaque e se estabelece como uma das mais prestigiadas seleções da enologia contemporânea. A seleção deste ano, que apresenta vinhos de 19 países, aconteceu durante o evento realizado entre os dias 13 e 16 de janeiro, em Londres, conduzido por Jhonel Faelnar, Presidente do comitê, e Tina Kragh Vildgaard, Vice-Presidente, reunindo um painel cos mais influentes sommeliers da atualidade.

Ser indicado para essa seleção já representa um grande reconhecimento, pois fomenta novas conexões dentro da indústria e amplia a visibilidade entre especialistas de elite presentes no evento, como Rodrigo Briseño, Head Sommelier do Disfrutar, em Barcelona, Número 1 do Worlds’s 50 Best Restaurants em 2024, e o peruano Diego Vasques Luque, Head Sommelier no Central, em Lima, Número 1 do World’s 50 Best Restaurants 2023, entre outros profissionais aclamados.

Para a Casa Tés, vinícola brasileira localizada no Vale da Grama, este momento reafirma sua missão de produzir vinhos excepcionais, respeitados globalmente, sem renunciar à identidade e terroir brasileiros. “Sabemos dos desafios, mas, com paixão, competência e dedicação, queremos colocar o Vale da Grama no mapa mundial do vinho”, afirma Pedro Testa, fundador da Casa Tés. Nos últimos anos, a vinícola tem recebido consultoria do renomado enólogo francês Pierre Lurton.

O vinho inaugural da Casa Tés, vendido a R$ 520,00, é resultado do trabalho do Vale da Grama e do tempo. O ano de 2022 foi um ano típico, muito seco no inverno e com grande amplitude térmica, o que contribuiu para uma evolução completa das uvas. O Cabernet Franc, localizado a 1.050 metros de altitude, ao lado da mata nativa e dos paredões de granito, tem um grande frescor e leva o Merlot numa viagem pelo tempo. As uvas colhidas durante as primeiras horas da manhã mantêm o frescor das temperaturas frias de inverno e as características importantes dessas uvas, estrutura e acidez. CASA TÉS 2022 é um vinho com aromas de frutas negras do bosque, figos e ameixas e um toque de tabaco e café. O vinho passa pelo processo cuidadoso de maceração a frio (7 °C) por 5 dias. Vinificado em tanque de concreto a 22 °C. Estágio em barricas de carvalho francês Taransaud (60% novas, 40% segundo uso) por aproximadamente 12 meses.

Localizada no Vale da Grama, no interior de São Paulo, próximo a região vulcânica de Poços de Caldas (MG), a Casa Tés, fundada em 2017, é a realização do sonho de produzir vinhos excepcionais. A vinícola boutique combina tradição, inovação e arte. Casa Tés, propõe, ainda, um modelo ainda pouco conhecido no País, a venda por alocação (quando os membros “investidoeres” da vinícola recebem suas ofertas de vinhos e podem concluir a compra assim que o lote correspondente estiver disponível para venda), proporcionando uma experiência personalizada e inovadora aos seus clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E
FIQUE POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO MERCADO

    Quer receber notícias pelo Whatsapp ou Telegram? Clique nos ícones e participe de nossas comunidades.