Ambientes sofisticados, menus assinados por chefs renomados, coquetéis elaborados com bebidas premium, apresentações de artistas internacionais, hotéis, spas e serviços exclusivos de bem-estar e beleza são apenas algumas das experiências oferecidas nos camarotes do Carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo, que, este ano, acontece entre os dias 1º e 4 de março. Considerados os principais carnavais do Brasil, juntos devem atrair 24 milhões de foliões – 8 milhões no Rio de Janeiro e 16 milhões em São Paulo – e movimentar R$ 5,5 bilhões na economia carioca e R$ 3,4 bilhões na capital paulista. Com investimentos de R$ 40 milhões, os camarotes se preparam para receber aqueles que buscam conforto e luxo durante a folia e apostam em experiências exclusivas, que vão de serviços wellness a espaços projetados para networking.
São 20 opções de camarotes na Sapucaí, no Rio, entre eles o estreante Camarote Café de La Musique Alma Rio, que contou com um investimento de R$ 40 milhões e convites limitados a apenas mil convidados indicados por um grupo de curadores. Com o empresário Álvaro Garnero como sócio, o camarote marca os 20 anos do Café de La Musique, rede de dining e beach clubs no Brasil e no exterior, que retorna ao mercado durante a folia. “O Carnaval do Rio passa por uma transformação positiva, sendo o momento ideal para anunciar o Café de La Musique como um camarote ao mesmo tempo em que retorna como beach club para diferentes players do mundo todo”, disse Álvaro Garnero ao BRAZIL ECONOMY.

Para isso, a experiência “camarote só para amigos” começa antes da festa, com um ponto de encontro no Jockey Club Brasileiro. Já no Sambódromo, o espaço de 2.500 m² tem três andares, incluindo um lounge externo com vista privilegiada para os desfiles, spa e espaço para networking. A gastronomia é assinada pela chef Morena Leite, do restaurante Capim Santo, enquanto o bar conta com rótulos do grupo francês Pernod Ricard, como Absolut Elyx, Beefeater 24, Royal Salute, Perrier-Jouët e The Glenlivet. Para combinar a essência do beach club com o Carnaval, o camarote oferece um line-up com artistas internacionais como o DJ Adam Port, do Keinemusik, e os brasileiros Seu Jorge e Marcelo D2.
Tradição
Camarotes tradicionais também prometem movimentar o Carnaval carioca, como o Camarote Nº1, organizado pelo Clube Nº1, plataforma proprietária da Holding Clube. Para este ano, foram investidos R$ 40 milhões, um valor 30% maior que o registrado em 2024. “O movimento de expansão iniciou no último ano. Fizemos mudanças que, junto à reformulação das áreas de alimentação, banheiros e ativações de parceiros, elevaram ainda mais a experiência”, afirmou Marcio Esher, sócio e diretor de negócios e marketing da Holding Clube.
Com ingressos a partir de R$ 3,6 mil para mulheres e R$ 4,4 mil para o público masculino, o camarote deve receber 13 mil pessoas durante os quatro dias e terá atrações como Dudu Nobre, que comanda a Roda de Samba do Nº1 pelo sétimo ano consecutivo, Pedro Sampaio e Vintage Culture. As experiências incluem um meeting point com salão de beleza focado em hair & make, também disponível no próprio camarote, gastronomia assinada pela Viko e ativações de marca, como uma chinelaria exclusiva.
Já no Sambódromo do Anhembi, o destaque é o Camarote Bar Brahma, o maior camarote carnavalesco de São Paulo, que celebra seus 25 anos. A novidade deste ano é a parceria com o Hotel Renaissance, no Jardins, que será o hotel oficial do CBB em 2025. “Quem opta pelo hotel do CBB tem uma série de serviços exclusivos, como café da manhã com horário estendido, chope disponível 24h, espaço relax, área de beleza, entre outros”, disse Caire Aoas, empresário e sócio da Diverti, produtora do evento.
Na avenida, o CBB oferece vista privilegiada dos desfiles das escolas de samba, além de pacotes exclusivos em parceria com algumas delas, shows de artistas como Alexandre Pires, Jorge Aragão e Léo Santana, quiosques com a culinária de renomados restaurantes e a Varanda VIP, uma área do camarote que combina os setores da Varanda Platinum com a Área VIP. Os ingressos estão disponíveis em duas modalidades: Setor CBB e Varanda VIP, com valores entre R$ 1 mil e R$ 3,5 mil. Outros destaques em São Paulo incluem os camarotes Amstel Essepê, Confraria e Camarote 011.