Investimentos da empresa sueca Sinch estão voltados ao Brasil, que possui um centro de desenvolvimento de soluções tecnológicas de conversação digital e tudo que orbita sobre ela, como Inteligência Artificial e cibersegurança. A mão de obra brasileira qualificada, com seus engenheiros de softwares, e um mercado formado por pessoas que gostam de enviar mensagens – 98% dos que possuem smartphone acessam o WhatsApp todos os dias ou quase todos os dias, segundo pesquisa Mobile Time/Opinion Box – são os atrativos para a companhia apontar o Brasil como mercado-chave em seus negócios, segundo Júlia Fraser, vice-presidente para as Américas da Sinch, que esteve em São Paulo na segunda e terça-feira (24 e 25), para participar de evento comercial da empresa com lideranças regionais e globais.
“Vemos especialmente Brasil e México como oportunidades muito grandes. Esses dois países constituem um volume significativo da população da América Latina, que tem as mensagens conversacionais no coração. Observamos o Brasil e a região como chave no nosso processo de crescimento”, afirmou a executiva com exclusividade ao BRAZIL ECONOMY.
A Sinch é cosiderada uma CPaaS (Plataforma de Comunicação como Serviço) em modelo B2B. Com suas ferramentas tecnológicas, auxiliam outras empresas a enviar e receber mensagens com mais segurança e interatividade com seus clientes – e chatbots conversacionais aprimorando esses diálogos.

Registrou US$ 2,7 bilhões de faturamento em 2024, praticamente o mesmo desempenho do ano anterior. A Amperica Latina, ouxada pelo Brasil, foi responsável de 5% a 7% desse montante. A colaboração do País não é maior por conta do câmbio desfavorável em relação ao dólar e à coroa sueca.
Porém, em volume de mensagens o Brasil é o segundo entre os 60 que possuem operação da companhia. São 800 bilhões de mensagens – seja de texto, por app, e-mail ou áudio – enviadas anualmente pela plataforma da Sinch. Mais do que isso, é daqui que saem muitas das soluções da empresa usadas mundo afora.
É um mercado que está em evolução. Segundo relatório da Juniper Research, US$ 11 bilhões em inteligência artificial generativa serão aplicados a canais de mensageria móvel, como WhatsApp e RCS (um SMS profisional, com capacidade de inclusão de logotipo, links, fotos e áudios). Representa um aumento de 1.225% em comparação com os US$ 830 milhões previstos em 2024.
MULTIPLICAR NEGÓCIOS
São aportes que a Sinch também vem fazendo para aprimorar a atuação de chatbots de diversas finalidades, como atendimento, vendas e geração de leads para as empresas clientes.
“Temos muitas portas para duplicar ou triplicar os nossos negócios aqui (em médio prazo). Temos bastantes exemplos de soluções que já estão no mercado e outras que estarão rodando”, disse Fraser, ao destacar que a América Latina possui 300 dos 4 mil colaboradores da Sinch espalhados pelo planeta.
“Temos funções globais aqui. Portanto, vemos a região como uma área de crescimento para nós”, afirmou a vice-presidente, ao apontar os segmentos financeiro e de varejo com os principais vetores de desenvolvimento de negócios para a Sinch.
“Com IA generativa em bots de bate-papo ou de voz para responder a perguntas e dúvidas do call center com mais rapidez do que a abordagem tradicional de atendimento ao cliente.

Ao analisar o atual momento da empresa e do mercado de mensageria, Mario Marchetti, diretor-geral da Sinch na América Latina, discorreu sobre os avanços das ferramentas nos últimos anos. Nos anos 1990, o destaque era a Database, Depois, evoluiu em ERP e soluções SAP (software de gestão empresarial), Salesforce, cloud e SaaS (Software as a Service). “Agora é a Era da conversação”, sentenciou o executivo.
Para ele, o mercado brasileiro tem “potencial enorme”. “A nossa visão é crescer dois dígitos com consistência para os próximos anos e aqui no Brasil e na América Latina estamos muito bem estabelecidos para isso.”
CASES
Um dos cases relevantes da Sinch no Brasil é com a Globoplay, do Grupo Globo. A companhia foi a responsável pela arquitetura e desenvolvimento do canal de mensagens personalizadas da plataforma de streaming no WhatsApp, com interação e informação sobre as Olimpíadas de Paris 2024. A parceria permitiu que os fãs de esporte se mantivessem informados e engajados em tempo real durante os jogos, enquanto a Globoplay reforçava sua presença de marca e conquistava novos assinantes.
Durante o evento esportivo, foram disparadas mais de 680 mil mensagens para promover um engajamento ativo entre o público. O fluxo de interações registrou 567 mil acessos. A primeira campanha diária alcançou uma taxa de leitura de 70%. Além disso, houve uma taxa de interação de 50% nessa mesma campanha, o que representa um aumento de 523% em relação à média dos três meses anteriores.
Outro case foi com o Consórcio Magalu, que aumentou em 49% nas reservas de consultas geradas com o WhatsApp Flows ( ferramenta que permite criar fluxos de interação personalizados com os usuários). Além disso, cresceu 2,9 vezes nas conversões em comparação com seus métodos tradicionais e satisfação do cliente subiu 21%.
“Também estamos evoluindo em pagamentos e cobranças por parte dos bancos, que necessitam de uma abordagem mais assertiva e dinâmica com os clientes”, disse Marchetti.
Se a conversação será cada vez mais importante na relação entre empresas e cientes, o Brasil serão cada vez mais fundamental para os negócios da Sinch.