A Bilheteria Express atravessou o Oceano Atlântico para abrir seu guichê de vendas de ingressos em Portugal. Com a expansão para a Europa, a plataforma está de olho em um mercado da indústria cultural e criativa que movimentou, em 2019 – antes da pandemia, portanto –, 643 bilhões de euros, segundo estudo da consultoria EY, encomendado pelo Grupo Europeu de Sociedades de Autores e Compositores (Gesac). Hoje, depois de passada a turbulência do segmento, o setor está tão pujante quanto cinco anos atrás. A Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (Apecate) estimava que, apenas no país lusitano, o mercado de eventos girava em torno de 443,8 milhões de euros em 2021 – ano em que as dificuldades geradas pela Covid-19 ainda estavam presentes –, com a participação de 3.131 empresas.
“Nossa chegada a Portugal é a nossa porta de entrada para a Europa”, disse o sócio-fundador da Bilheteria Express, Fábio Damas, com exclusividade ao BRAZIL ECONOMY.
A empresa de soluções digitais automatizadas para a compra e gestão de ingressos também atuará como produtora em Portugal. Com isso, facilitará a entrada de projetos brasileiros no país e fomentará as produções locais, conectando artistas a casas de shows e teatros regionais.
O desenvolvimento do plano de negócios e a entrada em Portugal contaram com o apoio da Atlantic Hub, companhia global especializada em impulsionar o ecossistema de empresas e startups luso-brasileiras.
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O investimento inicial é de R$ 400 mil, destinado a sistemas operacionais, tecnologia e marketing digital. “Percebemos que somos muito mais avançados na divulgação dos eventos do que eles”, afirmou Damas, ao relatar que as plataformas nativas portuguesas de venda de ingressos são mais “poluídas e difíceis de navegar”. “Podemos tornar esse acesso mais fluido.”
Outra característica do mercado de shows português é a venda física de bilhetes. A companhia brasileira estará adaptada a isso, mas pretende trabalhar para digitalizar os processos.
O evento de estreia da Bilheteria Express em Portugal está previsto para abril. Até o fim de 2025, a empresa prevê que 10% de sua receita já seja oriunda da operação europeia. Aliado ao fortalecimento das atividades no Brasil – com o reforço da equipe comercial e a implementação de Inteligência Artificial para a comercialização de ingressos diretamente pelo WhatsApp –, a Bilheteria Express visa alcançar R$ 50 milhões de faturamento neste ano, o dobro de 2024. Nos últimos anos, a média de crescimento foi de 40% por período.
Stand-ups brasileiros abriram as cortinas do negócio em Portugal
A Bilheteria Express é especializada em eventos de teatro. Esse é seu DNA. A empresa nasceu a partir da dificuldade de seu fundador em comprar ingressos teatrais. Hoje, 70% da receita da companhia vem desse canal. E foi ele que impulsionou a ida da Bilheteria Express a Portugal – mais especificamente as comédias stand-up.
Nomes como Fabiano Cambota, Rodrigo Marques, Thiago Ventura, Bruna Louise, Afonso Padilha, Dihh Lopes, entre outros, que fazem sucesso no Brasil, lotaram teatros portugueses quando se apresentaram no país. No palco, o conteúdo é hilário, mas, para os negócios, é um assunto sério. E a Bilheteria Express sabe disso, embasada em “um longo estudo” que “identificou oportunidades nesse mercado”, pontuou Fábio Damas.
A plataforma, sediada em São Caetano do Sul, no ABC Paulista, tem 11 anos de mercado. Ao longo dessa trajetória, já conquistou mais de 580 mil clientes B2C e 1,5 mil clientes B2B, realizou cerca de 30 mil eventos e emitiu 1,5 milhão de ingressos. Números que tendem a crescer ainda mais com a expansão internacional.