Ethan Xue, presidente da OPPO América Latina, é discreto. Nem mesmo nos eventos da marca costuma conceder entrevistas. Mas atendeu ao pedido do BRAZIL ECONOMY para analisar o atual momento da empresa no País, onde pretende alcançar a segunda posição em vendas até 2029. A missão não é fácil: para isso, terá de desbancar companhias consolidadas, como Apple e Motorola, e enfrentar a conterrânea Xiaomi, ficando atrás apenas da sul-coreana Samsung. A depender dos resultados atuais, o executivo considera que o plano está no caminho certo. Mais do que isso: tem sido revisado constantemente.
“Temos visto um ritmo acima do esperado. Ao longo de 2025, revisamos nossas metas para cima em diversas ocasiões. Um exemplo: tínhamos como objetivo chegar a 3.000 pontos de venda até 2026, mas ultrapassamos esse número em setembro”, afirmou Xue.
“O mesmo vale para a expansão do time de promotores em todo o Brasil. Estamos extremamente satisfeitos com os resultados e trabalhando para que a performance seja ainda mais expressiva em 2026”, disse o executivo da OPPO, que acaba de lançar o Reno14 F Edição Limitada Dark Side, dedicado aos fãs de Star Wars.
A campanha de mídia foi feita para atingir os participantes da CCXP, realizada na última semana. A edição para colecionadores chega ao Brasil em breve, nos próximos meses, e estará disponível na loja online oficial e em varejistas como Casas Bahia, Magazine Luiza, Mercado Livre e Amazon, além de operadoras como Claro e Vivo.
“A colaboração com Star Wars reforça o posicionamento global da OPPO como uma marca premium, culturalmente relevante e conectada às tendências. Do ponto de vista de negócios, uma parceria desse porte também impulsiona indicadores estratégicos: aumenta a consideração pela marca, diferencia a OPPO em um mercado competitivo e cria oportunidades de ativação e conversão no varejo”, analisou o presidente.
A chegada desse modelo por aqui é mais uma mostra da importância do mercado brasileiro para a OPPO, segundo o executivo. Os aparelhos da marca são manufaturados desde o ano passado na fábrica da Multi. É uma das nove operações fabris da empresa no mundo.
“Após anos de estudos para melhor compreensão do comportamento do consumidor brasileiro, somados ao surpreendente retorno que temos observado em cada um de nossos lançamentos, está claro para nós que investir no Brasil tem dado resultado”, disse Xue.
“Seguimos com o objetivo de posicionar o País entre os cinco maiores mercados globais da marca até 2029, quando também queremos nos tornar a segunda marca Android mais popular”, complementou.
2025 de consolidação
Ao fazer um balanço de 2025, Ethan Xue afirmou que “tem sido um ano de consolidação para a operação”. Ele citou a intensificação das ações de marketing, somada às parcerias estratégicas em moda, fotografia, cultura e lifestyle, que ampliaram a visibilidade da marca e aprofundaram a conexão com o público.
“Esse impacto ficou evidente também no varejo: conseguimos expandir nossa presença de forma consistente, inclusive durante a Black Friday, um marco que reforça a força da marca e a evolução da nossa operação”, afirmou.
Para o executivo, o Brasil é um mercado competitivo e concentrado, considerado desafiador e, ao mesmo tempo, uma “grande oportunidade”. “É claro que é desafiador para qualquer nova marca competir com aquelas que já estão consolidadas em um mercado como o nosso, mas estamos avançando”, frisou.
Em 2025, a OPPO também inaugurou um call center próprio. Para o ano que vem, há previsão de ampliação do portfólio, hoje dedicado exclusivamente a smartphones. Está prevista a entrada em novas categorias de produtos, como smartwatches e fones de ouvido.
“Também teremos novidades importantes em lançamentos de smartphones, dando continuidade ao excelente momento construído nos últimos 12 meses. Será um ano promissor e estamos muito animados com sua chegada”, finalizou.

